Clique aqui e compre o Livro Conheça algumas Histórias Agende sua Entrevista
 
 
Sobre o Livro
Cultura e Memória
Idealização e Realização
Mídia
:: Sobre o Livro
CAPA LIVRO
Cozinha Judaica da Maria é um livro de arte, histórias e receitas, que mostra os sabores de uma culinária repleta de tradição e significados, através de uma nova abordagem – a do encontro cultural. Retratadas aqui como “Marias”, estas cozinheiras, de raízes tão miscigenadas, e diferentes crenças religiosas, acabaram por dar aos pratos judaicos seus “toques abrasileirados”, e transmiti-los às novas gerações que vem descobrindo a importância de preservar suas raízes e perpetuar a tradição familiar.

O livro, escrito por Viviane Lessa, e com fotos de Chris Ceneviva, foi idealizado por Léo Steinbruch, inspirado nos sabores da sua infância, e revela, através de 21 histórias, os segredos culinários saídos das cozinhas brasileiras onde se misturam histórias e sabores de terras estrangeiras trazidos por tantas “Bobes” (avós judias), com os temperos e adaptações de nossas “Marias”, vindas de diferentes regiões do país, que acabaram por se tornar as detentoras de um importante saber.

Na Cozinha Judaica da Maria não faltam pratos como Guefilte Fish, Varenikes, Arenque, entre tantos outros, aos quais foram incorporados novos ingredientes, temperos, e “jeitinhos de fazer”. Da mesma forma, revela como pratos tipicamente brasileiros também foram adaptados por nossas “Marias”, de acordo com as leis e tradições judaicas, e levados às mesas das famílias judias brasileiras. O livro, que está em sua segunda edição, possui capa dura, foi prefaciado por Arnaldo Niskier, da Academia Brasileira de Letras, editado pela Alaúde, e patrocinado pelo Banco Fibra e Namisa, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.